Sonhos com História #2 / Dreaming with History #2

Bem, para os novos leitores, esta rubrica semanal começou na semana passada e consiste em filmes /séries de TV/ documentários sobre realeza que marcaram a minha vida.
Ora nesta área também se incluem filmes de animação pois claro...Sim, cheios de precisão histórica! ;)
Well, for new readers, this new weekly feature began last week and it´s about movies / TV shows / documentaries about royalty that marked my life. 
Now, regarding this, I can also include animated films of course ... Yes, full of historical accuracy ;)

Anastasia


Este filme de 1997, levou-me ao cinema com 15 anos para ver desenhos animados sobre princesas, quando todas as minhas amigas estavam a tentar arranjar namorado. Mas o nome "Romanov" fala mais alto do que esses assuntos menos importantes, pelo menos para mim na altura.
This 1997 film, took me to the movies with 15 years to see cartoons about princesses, when all my friends were trying to get a boyfriend. But the name "Romanov" speaks louder than these minor issues, at least for me at the time.

A história do filme vai de encontro ao que eu queria que realmente tivesse acontecido. Uma das histórias mais cativantes do séc. XX. Um dos maiores mistérios. Uma história entre tantas outras apaixonantes que a História nos conta.
1917, Rússia Imperial. A dinastia que governa a Rússia há mais de três séculos é amaldiçoada. Uma maneira fantasiosa de dizer que foi dizimada pela Revolução Bolchevique. Toda a família imperial é feita prisioneira, mas a filha mais nova do Czar, a Grã-Duquesa Anastasia consegue escapar ao destino trágico de toda a família. 
O trauma faz com que memória de quem realmente é desapareça e que agora a orfã Anya tenta encontrar o seu lugar no mundo ao mesmo tempo que luta contra memórias e um passado que não reconhece mas ao qual não é indiferente. Tudo isto enquanto descobre o amor, enfrenta o vilão Rasputine e procura a sua verdadeira identidade em Paris, onde a Imperatriz Viúva vive, isto porque estamos obviamente a falar de um filme de animação.

The storyline is what I wish it had actually happened. One of the most captivating stories of the 20th century. One of the biggest mysteries. One story among many other fascinating that History tells us. 
1917,  Imperial Russia. The dynasty that ruled Russia for over three centuries is cursed. A fanciful way of saying that it was decimated by the Bolshevik Revolution. The entire Imperial family is taken prisoner, but the youngest daughter of Czar, the Grand Duchess Anastasia manages to escape the tragic fate of the entire family. 
The trauma causes memory lost, and now Anya, the orphan tries to find her place in the world while she fight against memories from a distant past that she does not recognize but which is not indifferent to her. All this while she discovers love, face the villainous Rasputin, and search for her own indentity in Paris, where the Dowager Empress lives, because we are obviously talking about an animated picture.

O filme está cheio de incongruências históricas, mas centra-se na história que alimentou durante anos vigaristas, filmes e livros sobre a eventual existência de uma membro da família imperial que tivesse sobrevivido ao massacre de Yekaterimburgo. Incluindo a minha esperança...
The film is full of historical inconsistencies, but focuses on the story that for years fed crooks, films and books about the possible existence of a member of the imperial family who had survived the  massacre of Yekaterimburgo. Including myself...


Posso dizer que chorei neste filme com um final que bem podia ter acontecido na vida real. E sim, eu sei que não aconteceu, mas uma rapariga pode sempre sonhar....
I can say that I cried at this movie with an ending that might as well have happened in real life. And yes, I know that did not happen, but a girl can always dream .... 

Podem ver o filme no youtube aqui em inglês embora a qualidade de imagem não seja a melhor. Ou podem inscrever-se neste site e ver o filme online.
You can see the movie on youtube here in English although the picture quality is not the best. Or you can subscribe to this free site and watch the movie online.

♪♫Someone holds me safe and warm
Horses prance through a silver storm
Figures dancing gracefully,
Across my memory 
♪♫

Once Upon in December
Anastasia OST



Comentários

  1. Realmente este filme é maravilhoso. Vi ele pela primeira em 2007, aos 8 anos de idade e lembro que quase todo dia tinha que ver porque realmente eu adorava e sempre me imaginava sendo a Anastasia. Lembro que vivia atormentando minha mãe para ter escolhido o nome Anastasia para mim. Realmente eu o adoro e hoje vou vê-lo novamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu teimava que a minha bisavó Ana era a Anastasia. Até escrevi na escola um conto sobre isso..Chamava-se " A última Romanov". Ainda conseguia ser um pouco mais lunática.

      Eliminar
  2. Ano essa história dês de que me entendo por gente! Tenho familiares russos e por isso a cultura é forte! Infelizmente o fim dessa história nao foi assim e nem um deles sobreviveu :( tenho uma grande admiração por todos os sete membros desse massacre e estudo a anos sobre a vida pessoal deles! Amo demais os Romanov

    ResponderEliminar

Enviar um comentário