Que Tiara para a Rainha Máxima?

Vamos iniciar uma rubrica, sim?
Dia 30 de Abril temos uma entronização. A primeira que muitos de nós iremos assistir (se não contarmos com a subida do trono do Príncipe Albert II do Mónaco em 2005).
Entre muitas dúvidas e expectativas em relação a esse dia, existe uma incógnita que para muitos é das mais importantes....ou se calhar sou apenas eu! Que tiara irá a nova Rainha Máxima usar?
Até dia 30 de Abril, irei publicar aqui todas as sextas-feiras, histórias e fotos de tiaras já usadas por Máxima enquanto princesa e que poderão ser uma escolha para este dia, e algumas hipóteses de tiaras que se podem estrear na cabeça de Máxi no seu primeiro dia de reinado. Na barra lateral do lado direito irei colocar uma votação para saber qual seria a vossa escolha de tiara para uma entronização. A cada semana irei acrescentar hipóteses de sondagem, à media que for falando nas várias tiaras.
Excelente ideia?? Oh, obrigada! Também me pareceu.
Mas esta tarefa não é fácil, pois a futura Rainha dos Holandeses foi a actual Princesa herdeira da Europa que mais tiaras usou. 12 no total, três das quais em duas versões.
Comecemos.

Nada melhor que começar pelos principio de tudo. E não, não estou a falar do dia do casamento com o Príncipe de Orange, em Dezembro de 2002, pois para Máxima o uso de tiaras começou antes desse grande dia.

"Antique Pearl Tiara"

Esta tiara com grandes pérolas em forma de pêra está entre as peças mais antigas da Família Real Holandesa. A tiara na sua actual forma foi criada em 1900 para a Rainha Wilhelmina da Holanda. As pérolas terão sido arranjadas numa base com suaves grinaldas de diamantes em forma de flor-de-lís que terão feito parte de uma coroa que pertenceu a Anna Pavlovna, grã-duquesa russa e esposa do rei Willem II da Holanda. O grande detalhe desta tiara é que pode ser usada com e sem as pérolas.

Foi precisamente sem pérolas que a ainda Máxima Zorreguieta usou a sua primeira tiara em 2001, no casamento do Príncipe Haakon com a Princesa Mette-Marit da Noruega, quando ainda estava apenas noiva do príncipe Willem-Alexander. Metade Princesa, metade da tiara. Fair enough.

Antique Pearl Tiara sem pérolas
Já como Princesa da Holanda, Máxima tornou esta tiara uma das suas favoritas e nunca mais a usou sem pérolas. Tornando-se a sua opção para fotografias oficiais.
Antique Peal Tiara com pérolas
Eu cá para mim, também prefiro a versão que faz jus ao nome.
Será esta a sua escolha?

"Pearl Button Tiara"

Esta tiara de pérolas de diamantes sofreu grandes alterações ao longo dos tempos. Muitos sugerem que a base da tiara pertenceu a uma coroa usada pela Princesa Sophie de Württemberg, esposa do Rei Willem III da Holanda. Por essa altura a coroa teria umas flores-de-lís amovíveis. Mais tarde a Rainha Juliana terá decidido substituir os motivos florais por botões de pérolas, usados nessa altura como broches ou adornos para o cabelo, resultando na tiara que conhecemos hoje.
No entanto esses botões de pérolas são igualmente amovíveis, possibilitando a colocação de outras peças

Foi esta a tiara escolhida para o dia do seu casamento e vulgarmente usada nos seus primeiros anos como Princesa, principalmente em casamentos reais. No entanto em vez dos botões de pérolas, Máxima optou por colocar um conjunto de 5 estrelas de diamantes.

Pearl Button Tiara com estrelas de diamantes
Sempre achei esta tiara lindíssima, principalmente porque acho que tem tudo a ver com Máxima.

Recentemente na sua visita ao Brunei, antes do anúncio da abdicação da Rainha Beatrix, a Princesa usou pela primeira vez a versão "original" da tiara.
Pearl Button Tiara
A versão com estrelas, infelizmente nunca mais foi usada. Sinal que está a ser guardada para um dia especial?
Curioso também é o facto de Máxima, ter usado a versão com pérolas antes do anúncio da abdicação da sogra. Curioso porquê? Pois, porque foi exactamente esta a tiara escolhida por Beatrix na sua Entronização em 1980.
Uma tradição a continuar?

"Emerald Tiara"

Esta tiara faz parte de um conjunto de esmeraldas e diamantes feito em Frankfurt em 1896 e oferecido à princesa Wilhelmina pela sua mãe, a Rainha Emma, como presente de Natal (quais chocolates…). Em 1950 a Rainha Juliana removeu duas das três esmeraldas circulares centrais para transformá-las em brincos. Esta peça também se pode usar com pérolas em forma de pêra em vez de esmeraldas.

Não sendo das tiaras mais usadas por Máxima, ela já foi vista com as duas versões.

Emerald tiara nas suas duas versões

Pessoalmente ( e curiosamente) prefiro a versão de esmeraldas.
Acham que poderá ser uma opção para o dia da Entronização?

Para a próxima sexta-feira há mais.
Bom fim-de-semana!


Agradecimentos: Todas as minhas publicações sobre jóias reais devem muita informação a páginas como Royal Jewels Fan Club (Facebook) e ao supermaster blog The Royal Order of Sartorial Splendor. Sem eles, eu seria uma pessoa muito menos culta.

Comentários

  1. Das três que apresentaste aqui a "pearl button tiara" é a minha preferida, com as perolas, claro. Espero por mais para me decidir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Destas três e (talvez de todas) a minha favorita é mesmo a Antique Pearl tiara. Mas aguarda para ver as outras. Há tiaras fantásticas!! ;)

      Eliminar
  2. ...or maybe we will see a brand new tiara on the enthronement 30th April. Antique Pearl Tiara is my fav.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário