Primeiro Retrato Oficial da Duquesa de Cambridge

Pelas redes sociais já se especulava desde ontem que seria hoje revelado o primeiro retrato oficial da Duquesa de Cambridge.
E as especulações estavam certas.
Catherine, Duquesa de Cambridge
Paul Emsley
National Portrait Gallery

Como patrona da National Portrait Gallery, foi nesta instituição que a duquesa decidiu ver exposto o seu retrato oficial.
O artista escolhido foi Paul Emsley, conhecido pela sua técnica quase fotográfica, vencedor em 2007 do Prémio Gallery’s BP Portrait. É bastante conhecido o quadro que também pintou de Nelson Mandela. À sua técnica também estão inerentes fundos escuros que dão ênfase "à singularidade e silêncio da forma do sujeito".
A duquesa desempenhou um papel importante em todo o processo de pintura, que teve lugar entre Maio e Junho de 2012, no estúdio do artista e no Palácio de Kensington. 
Paul Emsley referiu que a duquesa gostaria de ser pintada de forma natural, em oposição ao seu lado mais oficial. Descreveu-a como "uma pessoa bastante aberta, generosa e calorosa". Pode ser visto aqui um vídeo do pintor em que explica todo o processo e escolhas feitas.
O quadro ficará exposto na National Portrait Gallery, em Londres, a partir de hoje até Setembro.

Os Duques de Cambridge compareceram hoje à primeira exibição do retrato. A Duquesa referiu que estava muito entusiasmada com o resultado. Também os pais e irmãos da Duquesa estiveram presentes, ainda que não existam fotografias de todos juntos.

William e Catherine, Duques de Cambridge
©Reuters

Os Duques de Cambridge com Paul Emsley
©PA

Paul Emsley e a sua obra
©PA
Para esta ocasião, Catherine deslumbrou num vestido vermelho da marca Whistles (Sofie Rae dress) que já tinha usado previamente por baixo de um casaco. O vestido no valor de €105, agora esgotado é feito de pura seda com decote em V e Catherine acrescentou-lhe um cinto preto. Completou o look com os seus sapatos Episode ‘Angel’ em camurça preta, uma clutch de camurça preta, um fino colar com um pendente Asprey e os seus brincos de ouro e diamantes com ametistas verdes Kiki McDonough.





Pessoalmente adorei este visual. O vestido é lindo e assenta muito bem na Duquesa.

Em relação ao retrato, apesar de estar uma belíssima obra, envelhece bastante Catherine. O facto do fundo ser escuro, e do pintor ter acrescentado linhas e sombras nas feições da duquesa, para lhe dar um ar mais maduro não resultou bem. 
Mas eu não percebo nada de arte....

Bom fim-de-semana!!

Comentários