Parabéns Rei Juan Carlos

Hoje, a 5 de Janeiro comemora-se a Noite de Reis em Espanha.
Foi também a 5 de Janeiro que o Rei de Espanha comemora o seu aniversário. Há coisas apropriadas...
Nascido Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias em Roma a 5 de Janeiro de 1938 é o actual rei da Espanha. Nasceu na Itália durante o exílio do seu avô, sendo filho de Juan de Borbón y Battenberg e de Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans, Princesa das Duas Sicílias.

Por desejo do seu pai, a sua formação fundamental desenvolveu-se na Espanha, onde chegou pela primeira vez aos 10 anos, procedente de Portugal, onde residiam os Condes de Barcelona desde 1946, na vila Giralda no Estoril, e foi aluno interno num colégio dos Marianos da cidade suíça de Friburgo.
Em 14 de maio de 1962 contraiu matrimónio em Atenas com a Princesa Sofia da Grécia, filha dos Reis da Grécia de então. Ela era ortodoxa mas, devido ao casamento, converteu-se ao catolicismo romano. Depois das bodas, os príncipes começaram a residir no Palácio da Zarzuela, nos arredores de Madrid.
Entretanto em Espanha, uma ditadura sobre o comando do General Franco, colocavam-se dúvidas acerca de quem sucederia ao General após a sua morte. As facções monárquicas exigiram a implementação de uma monarquia absoluta de linha dura, e eventualmente Franco concordou que o seu sucessor seria um monarca. Franco decidiu ignorar uma geração e escolheu como sucessor o príncipe Juan Carlos. Franco esperava que o jovem príncipe fosse preparado para assumir a nação, embora continuando a manter a natureza ultra-conservadora do seu regime. Em 1969 Juan Carlos foi oficialmente designado herdeiro e foi-lhe dado o novo título de Príncipe da Espanha (e não o tradicional de Príncipe das Astúrias). Como condição de ser considerado herdeiro aparente, Juan Carlos teve de jurar fidelidade a Franco e ao Movimento Nacional, o que fez com pouca hesitação. No entanto, à medida que os anos progrediam, Juan Carlos começou a reunir com líderes da oposição política e exilados, com o intuito de levar a reforma liberal do país.
Em 22 de Novembro de 1975, após o falecimento de Franco, as Cortes Gerais proclamaram Juan Carlos como rei da Espanha e, em 27 de Novembro, Juan Carlos ascendeu ao trono espanhol numa cerimónia chamada de Unção do Espírito Santo, uma missa que foi o equivalente a uma coroação, na Igreja dos Jerónimos, em Madrid. 
Juan Carlos conseguiu fazer a transição pacífica do regime franquista para a democracia parlamentar.
Pai de três filhos e 8 netos, o Rei que hoje comemora 75 anos tem enfrentando nos últimos tempos alguns problemas de saúde, o divórcio de uma das filhas, rumores de infidelidade, o escândalo de corrupção no qual um dos genros está envolvido, além da crise económica em que Espanha está envolvida e que abala a instituição monárquica perante gastos, escândalos e constantes crises familiares.
Aquele que já foi o membro mais popular da família real, arrisca valores de impopularidade nunca vistos, ao mesmo tempo que coloca o filho e herdeiro Filipe, mais perto do trono.
O que o futuro trará para este Rei, não sabemos. 
Por hoje desejamos-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO, para aquele que apesar das falhas e escândalos de conduta é ainda considerado o Rei de todos os Espanhóis.

Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias 
Juan Carlos, à direita, com a mãe as os irmãos Pilar, Margarita e Alfonso

Juan Carlos com a noiva, a Princesa Sofia da Grécia

Juan Carlos e Sofia no dia do seu casamento
Proclamação de Juan Caros como Rei de Espanha já com os três filhos nascidos
Rei Juan Carlos e o filho Felipe, Príncipe das Astúrias

Família Real Espanhola

Juan Carlos e Sofia, Reis de Espanha

Três gerações: Juan Carlos, Príncipe Felipe e Infanta Leonor

Não estão planeadas celebrações oficiais, no entanto foi divulgada uma entrevista ao Rei feita pela TVE, por ocasião do seu aniversário, onde Juan Carlos fala da família, da vida e da crise económica actual em Espanha. Podem ver a entrevista aqui (em espanhol).


Bom Fim-de-semana!

Comentários