Mais detalhes da Abdicação na Holanda

No seguimento do anúncio de ontem da abdicação da Rainha Beatrix da Holanda em favor do Príncipe de Orange, numa cerimónia a ter lugar no dia 30 de Abril, aqui vos deixo algumas curiosidades deste hábito um tanto recorrente em caso de Monarcas femininos reinantes da Holanda.

Podemos rever neste video a Ascenção da própria Rainha Beatrix ao trono, em 1980, na sequência da abdicação da Rainha Juliana. A cerimónia oficial de Ascenção tem lugar de manhã e é seguida de uma aparição ao balcão:


De seguida tem lugar a cerimónia de Investidura. Na Holanda, como na maioria dos países monárquicos europeus, não existe uma cerimónia de coroação propriamente dita, como se vê no Reino Unido por exemplo, em que o recente monarca é coroado, geralmente por um membro da Igreja do País.
No caso de Beatrix, esta já trazia na cabeça uma Tiara e o manto real. A coroa esteve em exibição durante a cerimónia mas não foi colocada na cabeça da Rainha. Beatrix prestou juramento perante a Corte Holandesa e vários representantes de governos mundiais.

Visto não ser investido um Rei desde 1890, teremos que esperar para ver como será a cerimónia no caso de Willem-Alexander. E mais do que isso especular que tiara usará a nossa querida Máxi no seu primeiro dia como Rainha da Holanda. Apostamos numa tiara nunca vista em Máxima e talvez uma nunca vista em Beatrix também: a Tiara Stuart, usada pela última vez pela Rainha Juliana.
Tiara Stuart

Eu acho que Máxima é menina para tal....

Comentários