Prémios Nobel 2012

"It 's the most wonderful time of the year..."
É verdade, e não é apenas por ser Natal. É por hoje ter sido dia da Cerimónia de Entrega dos Prémios Nobel.  Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, Alfred Nobel,  às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Além de tudo isto significa, pelo menos na Suécia um verdadeiro show of de jóias da Coroa, já que a Família Real está presente, e as meninas da Casa são conhecidas por neste dia ofuscarem os próprios laureados.


 Cerimónia da Entrega do Prémio Nobel da Paz -  Oslo, Noruega.

O único prémio Nobel (e talvez o mais importante de todos) que é entregue fora da Suécia, foi este ano para a União Europeia. A família real norueguesa fez-se representar como é hábito pelos Reis Harald e Sonja e pelos Príncipes da Coroa Haakon e Mette-Marit.

Da esquerda para a direita: Rei Harald , Rainha Sonja, Princesa Mette-Marit e Príncipe Haakon da Noruega

Numa cerimónia na qual estiveram presentes todos os chefes de Governo da União Europeia.


Vista da sala da Cerimónia

Antes disso, a Princesa Mette Marit tinha comparecido com a filha mais velha, a Princesa Ingrid Alexandra ao Festival Save the Children's Peace Prize. Já não via Ingrid há algum tempo, e que bela menina que ela está.

Princesas Mette-Marit e Ingrid Alexandra da Noruega


Cerimónia de Entrega de Prémios Nobel -  Estocolmo, Suécia.

Que comece o brilho...

Família Real Sueca
Primeira fila da esquerda para a direita: Rainha Silvia, Rei Carl Gustav e Princesa Vitória
Segunda fila da esquerda para a direita: Princesa Madeleine, Príncipe Carl Philip e Príncipe Daniel

A Família Real sueca já não presidia com todos os seus membros aos Prémios Nobel desde 2009. Este ano, a Princesa Madeleine compareceu naqueles que serão os seus últimos Prémios Nobel, como moça solteira. 
A expectativa era grande em relação aos vestidos e principalmente ás jóias escolhidas pela Rainha Sílvia  e pelas Princesas.
Sílvia costuma usar os maiores trunfos dos cofres Bernadotte na altura de presidir a este importante evento de gala. A escolha de tiaras tem sido variada.
Este ano, a rainha escolheu um modelo azul-cinza com cauda bordado a motivos florais. Quanto às jóias, a escolha recaiu em diamantes e safiras - The Leuchtenberg Sapphire Parure.

Rainha Sílvia da Suécia

Rainha Sílvia da Suécia

Vitória, naquele que é o primeiro evento Nobel que comparece enquanto mãe (lembre-se que na edição anterior, a Princesa encontrava-se no 7º mês de gestação), escolheu um modelo verde, bordado a lantejoulas, da colecção 2012 Elie Saab. Quanto às jóias, em edições anteriores as escolhas da Princesa não revelaram grande surpresa. Este ano, Vitória usou mais uma vez a Four Button Tiara, da qual eu não gosto nada, mas tem pontos extra pelo penteado que estava muito bonito (menos a rica ao meio). A surpresa residiu no colar. A Princesa usou pela primeira vez o Colar de Esmeraldas Bernadotte de um conjunto do qual também fazem parte dois broches. E parece que a Princesa usou os dois, um dos quais no cabelo.

Princesa da Coroa Vitória da Suécia

Princesa da Coroa Vitória da Suécia

Finalmente a Princesa Madeleine da Suécia, que geralmente não varia muito na escolha de jóias nesta cerimónia.
Se na escolha do vestido, Madeleine optou por repetir o vestido que usou no Concerto na véspera do casamento da irmã em 2010, o que não repetiu foi a tiara, e usou pela primeira vez a Tiara de Ametistas da Rainha Josephine, que faz parte de um conjunto no qual também se incluem um par de brincos pedentes, duas braceletes convertíveis em colar, dois broches e alguns ornamentos. Confesso que apesar de não ser fã do vestido, Madeleine usou esta tiara como ninguém até agora...

Princesa Madeleine da Suécia

Princesa Madeleine da Suécia

Já agora os galardoados deste ano foram:

Prémio Nobel de Física 2012: Serge Haroche e David J. Wineland devido a "inovadores métodos experimentais que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais".

Prémio Nobel de Medicina 2012:  Shinya Yamanaka e John B. Gurdon. Pela descoberta, em trabalhos separados por 44 anos de distância que "células adultas podem ser "reprogramadas" para se tornarem imaturas e pluripotentes, ou seja, capazes de se especializar em qualquer órgão ou tecido corporal – como nervos, músculos, ossos e pele".

Prémio Nobel da Química 2012:  Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka. O prémio é um "reconhecimento a os seus estudos sobre receptores acoplados à proteína G (GPCRs, na sigla em inglês) - uma família de receptores situados nas membranas celulares que se ligam a moléculas no exterior e enviam "sinais" para dentro, possibilitando que a célula responda de maneira específica. As proteínas G são uma classe envolvida nesse tipo de processo dentro das células".

Prémio Nobel da Literatura 2012: Mo Yan devido ao "realismo alucinatório que consegue mesclar contos populares, a história e o contemporâneo".

Prémio Nobel das Ciências Económicas 2012: Lloyd S. Shapley e Alvin E. Roth, "pelos contributos que deram para a teoria de alocações estáveis e modelo de mercado".


Parabéns aos vencedores.
É sempre um prazer ver esta cerimónia.


Comentários

  1. This has to be the highlight of the year, when it comes to Royal events. The dresses and the tiara`s. And the swedish royal family didn`t dissapoint us at all. Queen Silvia looks better and better, and she is one of he best dressed among the Queens. Just wonderful :-) But in this event i think Princess Madeleine was PERFECT with that Angel Sanchez dress and the Amethyst Demi Parure!! P E R F E C T !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário