Rasto de Tiaras by L. - Parte 3

E última parte (penso eu).
Isto de escolher tiaras favoritas é difícil, e deixo logo as mais difíceis para o fim, porque sou assim: masoquista!
Aproveito para dizer que se me dessem a escolher entre uma tiara e um vestido que a Romy Schneider usou no filme Sissi, eu optaria pela segunda opção, mesmo que as hipóteses de usar diariamante tanto uma como a outra fossem nulamente semelhantes. 
As tiaras são peças históricas e mesmo que eu ache uma ou outra bonitas, tenho um certo complexo de inferioridade acerca delas, logo vamos deixar as tiaras nas cabeças coroadas onde devidamente pertencem. 
Já em relação a roupas, e acessórios que não façam conjunto com Tiaras, oh meus amigos, eu mando o complexo de inferioridade para bem longe e digo um "Também quero!", em alto e bom som!! Mas isso talvez fique para outro dia.
Por enquanto vamos lá finalizar a rubrica das minhas tiaras favoritas, e preparem-se porque vamos ter belíssimas peças, ou não ficassem para último, países como a Suécia ou o Reino Unido.

Noruega
A mais recente monarquia da Europa, tem uma colecção de jóias muito bonita. Não são muitas, mas também encontro aqui algumas das minhas favoritas, incluindo uma com pedras coloridas (yeah...).

Tiara de Diamantes e Pérolas da Rainha Maud

A história desta tiara é um pouco controversa e atribulada.
Esta tiara foi oferecida, em 1896, a Maud (adoro este nome!), princesa do Reino Unido, pelo seu pai, o futuro rei Edward VII, quando ela se casou com o príncipe Carl da Dinamarca, que seria eleito (sim eleito!),  Rei da Noruega, em 1905, sob o nome de Haakon VII. Com uma base de diamantes, a tiara tem no topo 13 pérolas em forma de gota. A peça central pode ser retirada, tornando a tiara mais leve. No entanto a Rainha Maud sempre usou, a versão original da Tiara.

Rainha Maud da Noruega, com a versão original e maior da tiara

Versão mais pequena da Tiara da Rainha Maud

A tiara foi dada à rainha Sonja, quando ela se casou com o então príncipe Harald em 1968 e ela usou-a desde então.  Até ao dia no ano de 1995, em que a tiara - juntamente com algumas outras peças menores de joalharia - foi enviada para a conceituada Garrard em Londres para reparação e valorização. As peças estavam prontas para voltar para a Noruega quando três assaltantes armados invadiram a loja da Regent Street e roubaram cerca de £ 250.000 de jóias. A Tiara da Rainha Maud, avaliada em £ 200.000 na altura, compunha a maior parte do montante do assalto. Apesar de uma oferta de recompensa substancial, a tiara nunca foi recuperada, até hoje. Portanto pessoas, estejam atentas: a tiara deve andar por ai...
Garrard fez uma réplica da tiara de modo a recompensar a herança perdida.
Logo apesar de continuar a ter o nome de Tiara da Rainha Maud, esta peça não é exactamente da Rainha Maud.

Rainha Sonja da Noruega usando as duas versões possíveis da Tiara (penso que apenas a primeira fotografia a contar da esquerda seja a Tiara original)

A filha da Rainha Sonja, Princesa Martha-Louise, usou a tiara no dia do seu casamento em 2002, e a esposa do Principe Herdeiro Haakon, Mette-Marit,  usou a peça pela primeira vez em 2010. 

Da esquerda para a direita: Princesa Martha-Louise e Princesa Matte-Marit da Noruega usando a versão pequena da Tiara Maud

Linda, certo? 
E que dizer da próxima?

Tiara-Colar de Ametistas

Como não escolher esta peça? É simples, é um 2 em 1, e ainda tem pedras roxas!! Eu rendo-me!
Este conjunto de Diamantes e Ametistas, do qual fazem parte a tiara, brincos, um broche e duas pulseiras, foi oferecido em 1993 à Rainha Sonja pelo seu marido o Rei Harald V da Noruega, para comemorar as suas Bodas de Prata (suspiro!). Vários itens são convertíveis. Assim, a tiara pode ser transformada em colar, as duas pulseiras e o broche podem ser combinados para formar um outro colar e os brincos podem ser usados com ou sem os pingentes. O conjunto pertence à coleção particular da rainha, mas tem sido regularmente emprestado à sua nora, a princesa Mette-Marit, ou a sua filha princesa Martha-Louise.

Da esquerda para a direita: Rainha Sonja da Noruega usando a peça como tiara e como colar, Princesa Matte-Marit da Noruega e Princesa Martha Louise da Noruega.


A princesa Martha-Louise na última fotografia combinou perfeitamente, na minha opinião a tiara com o penteado, e claro com o seu sorriso. Está deslumbrante.


Reino Unido
Quando pensei em fazer este post, quase desisti por causa de certas e determinadas monarquias que para ai existem, com séculos e séculos de História e que fazem da tarefa de escolher apenas duas tiaras, um objectivo muito, mas muito difícil. Não que eu morra de amores pelas jóias da casa real britânica, mas é que são tantas, que apesar da sua beleza não me encantar, o simbolismo e História associadas a cada peça, faz a minha cabeça andar à roda. Gostava mais das tiaras que vemos nos filmes do Rei Arthur de Camelot, mas como estamos mesmo a falar dos Windsor, que me perdoem os leitores com olhos sensíveis, porque vamos brilhar!!!

Tiara da Grã-Duquesa Vladimir
Versão da tiara com pérolas pendentes (a minha favorita)

Já devem ter percebido que, além de privilegiar tiaras com pérolas e diamantes, também dou especial importância à versatilidade. Esta peça é uma dessas.
Com pérolas, com esmeraldas (mas não esmeraldas quaisquer, são as esmeraldas Cambridge removidas da Tiara Delhi Durbar), e sem nada, esta é uma peça que além de bonita (para quem gosta) oferece uma imenso leque de hipóteses. Haja pedras soltas pelos cofres do Palácio, e o Céu é o limite.
Encomendada em 1880 por Maria Pavlovna Grã-Duquesa da Rússia (também conhecida por Grã-Duquesa Vladimir), cunhada do czar Alexandre III, esta tiara é uma dos mais imponentes peças da Colecção Real Britânica. A Grã-Duquesa legou a tiara, em 1920 à sua filha, a princesa Elena de Grécia, que a vendeu um ano mais tarde á rainha Mary da Grã-Bretanha. Os 15 círculos de diamantes entrelaçados permitem diversas variações. 

Rainha Mary e Rainha Elizabeth II do Reino Unido usando a Tiara com pérolas
Rainha Mary e Rainha Elizabeth II do Reino Unido usando a Tiara com esmeraldas
Rainha Elizabeth II do Reino Unido usando a Tiara sem pendentes

É claro que Tiara de Rainha só Rainha usa!!


Tiara Laço de Amantes de Cambridge

Uma das peças mais famosas e belas da Colecção Real Britânica. Além de adorar o nome, acho-a perfeita e foi a minha aposta para a tiara que Catherine Middleton poderia usar no dia do seu casamento. A agora Duquesa de Cambridge, optou pela Tiara Halo Scroll da Cartier,  mas penso que mais cedo ou mais tarde irá usar esta tiara também.
Esta jóia foi encomendada a Garrard em 1913/1914 pela Rainha Mary do Reino Unido. Ela modelou-a a partir de uma tiara de propriedade de sua avó, a Princesa Augusta de Hesse. 

Da esquerda para a direita: Princesa Augusta de Hesse, a Grã-Duquesa de Mecklenburg-Strelitz, Rainha Mary com a versão da tiara com pérolas no topo e a Rainha Mary com a versão sem pérolas no topo
Pérolas em forma de gota pendem a partir de 19 arcos de diamante entrelaçados com nós de amante. A peça foi construída com a ajuda de muitas jóias soltas da Rainha Mary, incluindo peças de uma antiga tiara e pérolas originalmente existentes na Tiara das Meninas da Grã-Bretanha e Irlanda (sempre adorei este nome). Originalmente, a tiara incluía pérolas verticais em cima dos arcos, mas foram retiradas posteriormente.

Pormenores da Tiara
Após a morte de Mary, em 1953, a tiara passou para a sua neta, a rainha Elizabeth II, que a usou regulamente principalmente nas décadas de 50 e 60. 

Rainha Elizabeth II usando a Tiara em várias ocasiões

Mais tarde a Tiara for oferecida a Diana, Princesa de Gales, como prenda de casamento. Após o divórcio de Carlos e Diana, a tiara voltou à colecção real.

Princesa Diana de Gales

Uma tiara que farei muito gosto em ver de novo.
Além desta, chamo a atenção para a Tiara Fastoon, usada exclusivamente pela Princesa Real, Anne, e que eu acho estupenda. Estupendamente simples. A Princesa emprestou-a à nora,  Autumn Phillips, no dia do seu casamento.


Suécia
Chegadas à última casa real que eu abordarei, confesso que é na Suécia que se encontram as tiaras mais fantásticas, a meu ver.
As minhas escolhas bem, serão com certeza discutíveis, e é ai que reside beleza do livre arbítrio. 

Tiara dos Camafeus


Eu sei, talvez não fosse a vossa escolha número um, mas eu não resisto a um Camafeu, quanto mais a sete!!!
Além do mais é uma tiara com muita tradição matrimonial da Suécia. E eu adoro tradições. Portanto aqui está ela!
Feita em 1811 por Nitot (que fundou Chaumet) este conjunto adornado com camafeus, pérolas e diamantes  foi  propriedade da imperatriz Josefina, a primeira esposa de Napoleão I, passando para a sua filha Hortense de Beauharnais, esposa de Luís Bonaparte, rei da Holanda. Em 1823, Hortense deu a peça à sua  sobrinha, a princesa Josephine de Leuchtenberg, quando esta se casou com o príncipe Oskar da Suécia  e Noruega (mais tarde rei Oskar I) e, desde então, o conjunto é parte da Colecção do monarca sueco. É composto com uma tiara, um colar, uma pulseira, um broche, um par de brincos, e é provavelmente uma das mais antigas peças de joalharia da Colecção sueca. O camafeu central na tiara retrata Cupido e Psiquê, o casal mais famoso da mitologia grega.

Da esquerda para a direita: Rainha Hortense da Holanda, Rainha Josephine da Suécia e Noruega, Princesa Margaret da Suécia, Princess Ingrid da Suécia (mais tarde Rainha da Dinamarca) e Princesa Sibylla da Suécia
Passando de geração em geração a Tiara é geralmente usada pela Rainha Silvia em ocasiões muito especiais, como a Cerimónia de Entrega dos Prémios Nobel, ou em Jantares de Estado.

Rainha Sílvia da Suécia usando a tiara em várias ocasiões (colar e brincos também visíveis)

Enquanto estava em mãos da Rainha Sibylla, mãe do actual monarca, outra tradição da família começou: usando a Tiara dos Camafeus como uma coroa de casamento. Duas das irmãs do Rei Carl Gustaf seguiram esta tradição: a princesa Birgitta em 1961 e a Princesa Désirée em 1964. A Rainha Silvia solidificou a tradição, quando ela usou a tiara para se casar com Carl Gustaf em 1976, e mais recentemente  a tiara foi usada pela Princesa herdeira Vitória no dia do seu casamento em 2010. 

Da esquerda para a direita: Princesa Bergitta da Suécia, Princesa Désirée da Suécia, Rainha Silvia da Suécia e Princesa Vitória da Suécia.
Tem a magia das pérolas e o toque vintage, portanto é mais que adequada. Pessoalmente acho que Sílvia a usou melhor que ninguém, mas também acho que no meio da bela simplicidade de Vitória no dia do seu casamento, o uso deste conjunto não fez esquecer que era a futura Rainha da Suécia que estava a casar. E como ela estava bela!!


Tiara Fringe de Baden

E pronto acabamos onde podíamos ter começado. Esta é a tiara que eu escolheria, caso me fosse dada a escolha de ter algum dia uma tiara. Pode não ser uma escolha original, dado que é um modelo muito comum em várias casas Reais, Principescas e até Ducais. Mas eu gosto dela, o que fazer?
Provavelmente feita pelo Joalheiro Koch, esta tiara foi oferecida à princesa Viktoria de Baden pelo seu pai, Grão-duque Friedrich I de Baden, quando a princesa se casou, em 1881, com o príncipe herdeiro Gustavo da Suécia e Noruega, mais tarde rei Gustav V. Composta com 47 diamante em forma de raio solar, reproduz um estilo de inspiração russa, em voga no momento (talvez por isso, eu goste tanto da tiara..). A peça pode ser transformada em colar. Depois da rainha Viktoria morrer em 1930, e a seu pedido, a tiara foi legada ao "Fundação Rei Gustav V e Rainha Viktoria". Foi também expresso que o seu uso fosse atribuído às Princesas herdeiras. É uma jóia privada na Colecção Real Sueca.

Da esquerda para a direita: Princesa Viktoria de Baden usando a tiara como tiara e como colar no dia do seu casamento, a Rainha Silvia da Suécia também usou a tiara algumas vezes, tal como a Princesa Lilian da Suécia, irmã do actual rei.

No entanto como vontade expressa de Viktoria, a Tiara Fringe de Baden deverá ser usada de preferência por Princesas Herdeiras ao trono. A sua descendente Vitória, fez-lhe a vontade, e apesar de ter à sua disposição várias tiaras, a Fringe de Baden é a sua imagem de marca.

Princesa Vitória da Suécia usando a tiara em diversas ocasiões

 As damas da casa real sueca são conhecidas pela versatilidade e extremo bom gosto com que usam as suas jóias.Vitória dá o exemplo usando a sua Fringe em simples ou elaborados penteados, que acentuam ou escondem o halo da tiara, dando por vezes a ilusão que estamos perante tiaras diferentes. Uau!!


Estilos de penteados da Princesa Vitória da Suécia quando usa a Tiara Fringe de Baden


E pronto a jornada pelas minhas tiaras favoritas chegou ao fim. É claro que há muitas mais, até porque nem mencionei as distantes monarquias como Japão, Tailândia, ou o Brunei (se bem que aqui duvido que encontrasse alguma a meu gosto), ou mesmo a nobreza europeia e casas reais extintas como a Itália e Portugal, ou pequenos principados como o Lichtenstein. Não o fiz, porque há realmente muito por descobrir e pesquisar.
Fiquei-me pelas mais corriqueiras com a esperança que para a próxima vez que virem alguma destas tiaras, já saibam um pouco da sua História.


E agora, uma pergunta justificável:  Está alguém a ler isto?? A sério, um olá seria muito bem-vindo!!
Por favor??
:)


---***---
Agradecimentos: Todas as minhas publicações sobre jóias reais devem muita informação a páginas como Royal Jewels Fan Club (Facebook) e ao supermaster blog The Royal Order of Sartorial Splendor. Sem eles, eu seria uma pessoa muito menos culta.

Comentários

  1. my favourite tiara from SRF is the moderm fringe tiara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mine too!! I think it´s a timeless tiara, and whatever the dress is, this tiara fits.

      Eliminar
  2. oii,meu nome é Amanda e sou do Brasil, uauu que ótimos esses posts sobre as tiaras, adorei, os li de uma vez só, meus parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda. fico muito feliz que tenha gostado. Não foram posts fáceis de escrever: muita informação e muito por onde escolher. Por vezes tenho receio que fiquem demasiado extensos e cansativos para quem está a ler,o que pelos vistos não foi o caso. ;)
      Obrigada pelas palavras e por favor continue a visitar o T&T.

      Eliminar
    2. pode deixar voltarei a visitar sim, e vou também recomenda-lo, e jamais posts sobre a realeza são extensos e cansativos, princialmente sobre tiaras, eu acho que elas trazem consigo muitas histórias e tradições, e é isso que me deslumbra (:

      Eliminar
  3. Adorei. Cada uma mais linda que a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sylvie. Obrigada pelo seu comentário. São de facto peças muito bonitas e com imensa história. O que as torna ainda mais fascinantes.

      Eliminar
  4. gostei muito quero ver mais

    ResponderEliminar
  5. Olá Lurdes Rebocho, gostei de sua página as informações são detalhadas e as fotos ilustram com perfeição seus textos. Tenho um grupo no Facebook que se chama Queen's Bazaar, o nome surgiu de uma brincadeira com meu nome Regina e porque vendo só produtos de qualidade. Sempre coloco na foto de capa uma rainha com seu histórico e agora pretendo colocar as Tiaras Reais, claro que com histórico também. Peço permissão para usar seus textos e fotos, com os devidos créditos autorais nas próximas fotos do grupo de meu Bazaar. Aguardo e parabéns, Regina Nachtigall / Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina. Obrigada pelas suas palavras e pelo comentário. Gostaria de ver o seu grupo se fosse possível. Envie-me mensagem privada para tesourastiaras@gmail.com.
      Obrigada.
      Lurdes

      Eliminar
    2. Agradeço a resposta e atenção já lhe enviei mensagem por e-mail.

      Eliminar
    3. Olá Regina. Já lhe enviei uma mensagem privada pelo Facebook. :)

      Eliminar
    4. enviei solicitação de amizade na sua página Facebook, nos encontramos lá.

      Eliminar

Enviar um comentário