Londres 2012 e a Realeza


Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 terminaram ontem em Londres numa Cerimónia de encerramento que usou a riqueza de um povo em termos de espectáculo para honrar os atletas das cerca de duas centenas de países representados naquele que é o maior evento desportivo do Mundo. A cerimónia foi brilhante.
Confesso que foi a primeira vez que segui uns JO com mais atenção e deixem-me dizer: "que vontade de estar em Londres este ano!"
Como vos disse anteriormente eram esperados em Londres vários membros da Realeza europeia. Eram esperados e compareceram em peso. Juntaram-se em Londres várias gerações de monarcas, príncipes e princesas que proporcionaram fotografias espectaculares de momentos de ternura, divertimento, sofrimento, alegria e entusiasmo entre si e em prole do apoio às suas equipas nacionais. 
Tentei fazer uma escolha de fotografias por país. Não foi fácil. Fiquei rendida a tanta espontaneidade, nem sempre visível nas situações mais formais a que estamos habituados a ver os membros da realeza.
O desporto realmente move montanhas e une povos. Em Londres 2012, até houve uma medalha real, e aqui fica a homenagem do T&T ao apoio incontestável da realeza aos seus compatriotas.
Espero que gostem =)

Bélgica
Philippe e Mathilde, juntamente com os seus quatro filhos vibraram com as Olimpíadas deste ano. Munidos com bandeiras e entusiasmo compareceram aos primeiros dias do evento e foi hilariante ver Mathilde sempre tão serena completamente transformada em apoio ás cores belgas.

Da esquerda para a direita: Príncipe Gabriel, Princesa Mathilde, Príncipe Philippe e Princesa Elizabeth da Bélgica

Força Bélgica!!

Philippe e a sua herdeira Beth num momento de ternura

Duas gerações de futuros Reis Belgas

Dinamarca
Uma das monarquias que assentou arraiais do principio ao fim. Marcou presença em vários eventos, até porque uma das sobrinhas da Rainha, a Princesa Nathalie de Sayn-Wittgenstein-Berleburg, iria participar nas provas equestres. Vestidos com as cores nacionais e sempre em múltiplos de quatro vibraram a valer.
Para mim o ponto alto foi mesmo quando os filhos mais velhos de Mary e Frederick chegaram a Londres e acompanharam os pais em vários eventos. Chris e Bella são o máximo!
Nos últimos dias Mary e os filhos, fizeram-se render por Joachim e Marie, que levaram os pequenos Henrik e Athena com eles.
Da esquerda para a direita: Princesa Benedikte de Sayn-Wittgenstein-Berleburg, Princesa Mary, Príncipe Frederick e Rainha Margreth II da Dinamarca

Somos os maiores!!

Christian e Isabella da Dinamarca a receberem continência de um marinheiro do Iate Real


Já que estamos nos JO há que treinar para a próxima representação da Dinamarca

Christian a imitar o campeão olímpico Usain Bolt na sua imagem de marca

Fred a registar um momento bem divertido dos seus filhos mais velhos na visita à equipa olímpica dinamarquesa

A apoiar com alegria

Ou já com alguma desilusão. Nesta foto também se vê o Rei Constantino da Grécia à esquerda.

Príncipes Joachim e Marie nas ruas de Londres


Espanha
Uma presença não confirmada de inicio e que se revelou uma bela surpresa.
Diria até que veio daqui uma das melhores fotografias da realeza no evento (desculpem lá Wills e Kate). Chegaram apenas nos últimos dias, mas proporcionaram momentos de puro entusiasmo a animar as hostes espanholas.Só foi pena Felipe e Letizia não levarem as duas bonecas que têm lá em casa, que é como quem diz Leonor e Sofia!

Filipe de Espanha

Quem disse que Leti não tinha sentimentos??

Filipe em completo êxtase. Leti sente-se ameaçada??

Hilariante


Piada entre a Rainha Sofia de Espanha e a Princesa Letizia, que Filipe parece não ter entendido

Ohhhhhh

L&F in love

Grã-Bretanha
É inevitável. Desculpem se vos irei maçar com tantas fotografias mas acreditem que haveria muitas mais para publicar. País anfitrião, fez-se representar ao mais alto nível e o maior número de vezes possível. Foram principalmente os Duques de Cambridge e o Príncipe Henry que mais vezes deram o corpo ao manifesto num apoio incondicional às cores britânicas. Tirando a monarca que apenas compareceu à cerimónia de abertura, os Windsor não faltaram à chamada.
O entusiasmo valeu a pena, em fotografias soberbas e em medalhas para a equipa da casa. Catherine, duquesa de Cambridge pode muito bem ganhar a medalha de ouro para as expressões faciais mais hilariantes do evento.


Kate e as carantonhas Parte 1

Kate e as carantonhas Parte 2

Lindo!!

William e Catherine 

Os Duques de Cambridge

Catherine com a equipa de hóquei feminina. Há uma fotografia frontal, mas adorei esta.


C&W in love 

Príncipes William e Henry do Reino Unido

Henry em sofrimento

Olá Bia!!

Olá Henry!!

Princesas Beatrice e Eugenie de York


Sophie, condessa de Wessex em delírio. Na foto também estão Philip, duque de Endiburgo e Edward, Earl de Wessex, ao lado de Sophie

Os irmãos Principes Edward e Anne do Reino Unido

Lord James Mountbatten Windsor e  Lady Louise Windsor, filhos dos Condes de Wessex

Camilla, Duquesa da Cornualha (assustada) e a Princesa Anne do Reino Unido

Princesa Anne do Reino Unido e o seu marido Sir Timothy Laurence

Princesa Anne e o seu pai, o Duque de Edimburgo

Príncipe Henry do Reino Unido representado a Rainha na cerimónia de encerramento dos JO, com a sua cunhada, a Duquesa de Cambridge

Zara Philips, neta da Rainha Elizabeth ganha a medalha de prata na categoria de equipas pelo Reino Unido. Yeah!!!

Grécia
País dos Jogos Olímpicos por excelência, terra natal de um ex-rei medalhado. A família real grega, vive actualmente em Londres, e também eles marcaram presença em várias provas do evento, geralmente acompanhados pela família real dinamarquesa (a rainha Anne-Marie é irmã da Rainha Margreth II da Dinamarca). Fiquei um pouco impressionada com a fragilidade física do Rei Constantino da Grécia. =(

Rainha Margreth II da Dinamarca a cumprimentar a irmã,a Rainha Anne-Marie da Grécia, que está sentada rodeada pelo marido o Rei Constantino e pelo filho mais novo, o Príncipe Philippos da Grécia e Dinamarca

Reis Constantino e Anne Marie da Grécia e Dinamarca com a filha, a Princesa Theodora

Príncipes Nikolaos e Tatiana da Grécia e Dinamarca

Princesa Mary da Dinamarca com o Príncipe Pablos da Grécia e Dinamarca


Holanda
É sempre uma alegria ver esta família a apoiar as cores holandesas. Willem-Alexander, Máxima e as suas filhas compareceram ao sol, à chuva, nos bons e maus momentos aos vários eventos em que a equipa olímpica holandesa chegou, sempre fiéis a si próprios, ou seja: expressivos!!!

Princesa Máxima da Holanda com as suas três filhas

Um momento em suspense.
Da esquerda para a direita: Príncipe Willem-Alexander, Princesa Catharina-Amalia, Princesa Máxima, Princesa Ariane e Princesa Alexia da Holanda


Está a chover. E depois?

M&W-A in power

Ups...

Luxemburgo
A família deste Grão-Ducado fez-se representar pelos monarcas, filhos, nora e futura nora. Apesar de pequeno em dimensões e em número de atletas, apoio não faltou nas bancadas. Apoio e bons momentos em família em que a descontracção e ternura imperaram. Gostei!

Família ducal do Luxemburgo 

O Grão- Duque Henri do Luxemburgo a fotografar o seu filho , o principe Guillaume com a sua noiva a Condessa Stéphanie de Lannoy

S&G in love

O Grão-Duque Henri num gesto ternurento com a sua filha a Princesa Alexandra. Ao lado a Grã-Duquesa Maria Teresa e em baixo o Príncipe Guillaume


Mónaco
A grande explosão de euforia real dos JO deste ano, veio mesmo deste pequeno Principado. Não, o Mónaco não ganhou nenhuma medalha, mas a sua Princesa Charlene viu o seu compatriota sul-africano Chad Le Clos ganhar o ouro nos 200m mariposa em natação, e pronto, foi a loucura!!! Tirando isso, Alberto e Charlene marcaram presença em quase todas as provas de natação. Charlene voltou para o Mónaco mais cedo, mas levou o gosto da vitória na bagagem.

Príncipe Alberto do Mónaco e a Princesa Charlene, a louca

Eu pergunto-me se ela devolveu a medalha ao dono...

Charlene diz olá

Príncipe Alberto do Mónaco com as Rainhas Anne-Marie da Grécia e Sofia de Espanha

C&A in love



Noruega
Haakon e Matte-Marit também colocaram a serenidade de lado e deram azo a toda a energia que possuem para apoiar a equipa olímpica norueguesa. Primeiro sozinhos e depois acompanhados dos filhos, Ingrid e Sverre, arrisco a dizer que os petizes devem ter pensado: "Oh mãe, comporta-te!!". Mas nós adoramos ver M-M assim: linda, emocionada e ...louca!! Go Matte!!!

Princesa Matte-Marit da Noruega, a invencível

M-M&H in love 

Princípes Haakon e Matte-Marit da Noruega, com os filhos os príncipes Ingrid e Sverre

Os miúdos parecem não estar muito interessados no que se passa 

Haakon, a vibrar e Matte-Marit a desesperar

Cara de susto Haakon!!

Acho que Sverre está com medo da mãe

E as lágrimas de M-M
Suécia
As grande ausentes foram mesmo as Princesas Vitória e Madeleine. Isso e o bom gosto no que toca às camisolas de apoio à equipa da  Suécia. Francamente aquelas riscas azuis e amarelas eram um pouco horríveis. Mas vá, eu desculpo essa falha para o entusiasmo demonstrado pelas cabeças coroadas suecas.

Príncipe Daniel da Suécia e Príncipe Carl-Não quero ver- Philip da Suécia

Carl Gustav e Sílvia da Suécia

O que dizem destes pólos?

Rainha Sílvia da Suécia a cumprimentar a princesa Haya da Jordânia

Daniel e Carl Philip da Suécia

Tão queridos os cunhados


E pronto, em 2016 há mais.
Para acabar fica aqui uma fotografia que ilustra bem a quantidade de membros da realeza "em prova"



É caso para perguntar: onde NÃO está a realeza?
E para vocês? Quem leva a medalha de maior apoio?

Boa semana!!





Comentários