ABC do inicio de tudo

Quando vejo leitores do Brasil, Reino Unido e Rússia nas visitas diárias a este blog :), sinto-me quase na obrigação de explicar este meu fascínio pela Realeza.
Tudo começou com o ABC do Corpo Humano (Edição Selecções do Reader´s Digest). Sim e não estou a gozar.. Entre o capitulo do sistema Circulatório e o Capitulo da Hereditariedade, uma nota histórica em como a Hemofilia, doença genética que impede uma rápida e eficaz acção das plaquetas sanguíneas, afectou grande parte da realeza europeia principalmente entre finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. 
A verdade é que a avó da Realeza europeia, a Senhora Dona Rainha Vitória (uma vénia para ela), transmitiu essa doença  a muitos dos seus descendentes cujos casamentos com membros de várias famílias reais europeias, promoveu a consanguinidade dos laços, estreitou alianças politicas e levou à queda de impérios..
A força que o cromossoma X tem....
Pois bem, nessa nota histórica, vinha uma fotografia da última família imperial russa: os Romanov. A czarina Alexandra, neta da rainha Vitória do Reino Unido, transmitiu o seu gene portador da hemofilia a três das suas filhas (que não manifestaram a doença) e ao seu único filho e herdeiro do trono, Alexei., que por ser rapaz manifestou sinais da doença semanas após o seu aguardado nascimento. Tal preocupação com o filho e herdeiro doente, fez com que  o casal imperial se rodeasse de curandeiros que acabaram por influenciar na gestão, já por si precária, de um império.
Quando a sombra da revolução atingiu a Rússia, arrastando todos numa onda de violência e mudança fortíssima, os representantes da dinastia que governava o maior império do mundo, foram depostos e fuzilados.
Pai, mãe, cinco filhos, um médico, uma criada, dois cães...
Talvez pela brutalidade, talvez pelo mistério que durante décadas envolveu estas mortes, a verdade é que os Romanov  fascinaram-me desde cedo.
Talvez por isso quando as suas ossadas foram encontradas e identificadas, o meu gosto pela Antropologia Biológica se definisse. Talvez por isso nunca conseguisse separar Ciência de História. 

Fila de trás, da esquerda para a direita: Grã-Duquesa Maria, Grã-Duquesa Tatiana, Grã-Duquesa Olga
Ao centro sentados da esquerda para a direita: Czarina Alexandra Feodorovna, Czar Nicolau II e Grã-Duquesa Anastasia
Em baixo sentado: Czarevich Alexei


Talvez por isso, eu seja assim.....ou talvez por algo mais.

Comentários

  1. Também o ABC do corpo humano teve alguma influência na minha área de formação. No entanto, tenho facilidade em separar (ligeiramente) a ciência da história, pois, faço mal, eu sei :P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário